segunda-feira, 21 de junho de 2010

ENEM e o conhecimento dos alunos



As inscrições abrem as 10h de hoje (21 de junho), mais um ano se passou, todos se lembram vagamente da prova que vazou ano passado, a não ser os alunos que passaram muito stress, esses se lembram de cada detalhe da palhaçada que aconteceu!

A pergunta que me faço toda a vez que vejo provas como essa, que medem o nível do conhecimento dos alunos do Ensino Médio, é: os alunos de hoje em dia possuem conhecimento ou simplesmente armazenam algumas informações na memória a médio prazo?

A quem eles querem se enganar?

Sabe, entro em um estado de desespero quando vejo o desinteresse dos meus alunos com a escola, com o conhecimento, COM O FUTURO DELES MESMOS! Não sei nem o que dizer para incentivá-los a estudar, só fico imaginando o futuro do país com pessoas tão pobres de espírito assim...

Lógico que existem exceções, mas a grande maioria não sabe o que está fazendo na escola, não gostam de estudar, odeiam os professores, acham que os professores não explicam direito (mas eles também não prestam atenção, né!), acham que eles não vão precisar daquilo tudo, dentre outros motivos. (Isso tudo descubro batendo um papo com eles durante as atividades...)

É muito triste, eu praticamente tenho uma visão: vejo eles se lamentando num futuro próximo que deveriam ter estudado, que se soubessem que era tão importante, teriam se esforçado mais...
Fico pensando: "Poxa, quem deveria explicar para eles que é tão importante o estudo? Mais do que isso, é importante o CONHECIMENTO..."

Minha conclusão é que os pais estão pecando na educação de seus filhos. Deveriam cobrar mais deles, isso é se quiserem vê-los sair da vida medíocre que os mesmos devem ter: trabalhando de sol a sol, para ganhar um mísero salário mínimo!

Até que não é tão ruim existir os burros! Afinal, enquanto existe muita gente deixando os estudos de lado, os espertos acumulam conhecimento, passam horas lendo e estudando, amando ou não o que aprendem, mas simplesmente sabem!

Advinhem o que acontece sempre? Claro, é muito óbvio: Enquanto os que abandonaram os estudos ou simplesmente o deixaram de lado acabam desempregados ou trabalhando de sol a sol, para ganhar um mísero salário mínimo (ganham a herança dos pais!), os que estudaram, espertos, ficam com os melhores empregos, com os melhores salários, trabalham menos e ganham mais, envelhecem mais tardiamente, resumindo têm uma qualidade de vida superior!

Quem é esperto, faz parte da nata!



Sorry, mas agora eu tenho que ir estudar...

Até breve!

2 comentários:

  1. EU COMU SOU O DO CONTRA EU TENHO QUE ME METER NO ASSUNTO...
    EU JÁ MORREI MUITO TEMPO NO INTERIOR E CONHECI MUITAS PESSOAS QUE NAUM QUIZERAM ESTUDAR E OUTRAS QUE NAUM TIVERAM A OPORTUNIDADE DISSO...
    MAS MESMO ELES, QUE NÃO TEM "ESTUDO" SÃO PESSOAS MARAVILHOSAS E TEM UMA COISA QUE MUITOS NÃO TEM QUE É A EXPERIÊNCIA DE VIDA...
    E SE NÃO FOSSE ESSES COM EXPERIÊNCIA DE VIDA NÃO EXISTIRIAM DA NATA...
    NÃO DEVEMOS PENSAR QUE UM É MAIOR QUE O OUTRO (POR QUE EU TENHO MAIS ESTUDO SOU MELHOR QUE O OUTRO)MAS SIM, QUE TODO MUNDO PRECISA DE TODO MUNDO E SE NÃO FOSSE ESSAS PESSOAS QUE TRABALHAM NO INTERIOR OU QUE GANHAM UM SALARIO MININO NAÕ EXISTIRIA O RESTO DAS PESSOAS QUE ESTÃO NO TOPO...

    HEHEHE.... BJÃO

    ResponderExcluir
  2. Sim, Gabi... você não foi "do contra" e sim complementou o que eu falei... mas veja só: abandonar os estudos é uma opção da pessoa... agora, não ter oportunidades, é uma coisa do destino... então, eu vejo muitas pessoas COM oportunidades, jogando-as fora, abandonando estudos... sabe? Isso me deixa muito decepcionada com as pessoas!

    Entende?


    Bjs.

    ResponderExcluir